O objetivo da unidade 3 é criar projetos utilizando novas ferramentas educacionais.
Desenvolvemos o seguinte projeto.
SEMANA DA PÁTRIA
Resgatando os valores cívicos”
Unidade Escolar: Escola Municipal Ana Ribeiro de Sousa
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
}}Elaboradora: Lídia Danielle de Andrade Alberti Predebon
}Docentes envolvidos: Almerice, Antonieta, Denis, Dilma, Edivanda, Iolanda, Lídia, Luíza, Marta, Nélia, Valdivino.
}Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, História, Artes, Educação Física, Geografia.
Duração: 04 (quatro) dias
JUSTIFICATIVA
A LDB, os PCNs e as DNEs salienta que o papel da escola é formar cidadãos críticos, autônomos e formadores de opinião. E uma maneira que encontramos de desenvolver essas competências é trabalhar interdisciplinarmente e por meios de projetos pedagógicos.
A idéia de se trabalhar um projeto com essa temática surgiu da necessidade de resgatarmos os valores cívicos por muitos já esquecidos.
Trabalharmos a Semana da Pátria com nossos estudantes por meio desse projeto proporcionar-lhes-á conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
E válido ressaltar também que esse projeto proporcionará um momento para a interação de pais e outros membros da sociedade na nossa instituição escolar, meta também fundamentada pela LDB.
OBJETIVOS
Formar no estudante o conceito de Pátria;
• Despertar o sentimento de patriotismo;
• Formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
• Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”;
• Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
• Conhecer o fato mais importante da História do Brasil;
• Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
• Despertar o sentimento de patriotismo;
• Formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
• Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”;
• Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
• Conhecer o fato mais importante da História do Brasil;
• Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
• Propiciar a interação família e escola.
ESTRATÉGIAS (Em sala)
}Conversas e discussões sobre:
• O que é a Pátria;
• O que aconteceu no dia 7 de setembro;
• A figura de D. Pedro I;
• Os símbolos da Pátria;
• O grito da Independência;
• A vida no Brasil antes e depois da Independência;
• O que aconteceu no dia 7 de setembro;
• A figura de D. Pedro I;
• Os símbolos da Pátria;
• O grito da Independência;
• A vida no Brasil antes e depois da Independência;
ESTRATÉGIAS (Apresentação)
}Coro falado;
}Poesias;
}Paródia;
}Danças;
}Monólogo;
}Jogral;
}Paródia;
}Concurso de redação (1º e 2º lugar).
}Concurso de desenho (1º e 2ºlugar).
CULMINÂNCIA
RECURSOS
}Humanos:
Profissionais da Educação, estudantes e sociedade.
}Materiais:
A designar.
CRONOGRAMA
}Durante os três primeiros dias, os educadores envolvidos ficarão responsáveis para trabalhar em sala o tema, da maneira que melhor lhe convém.
}No entanto, cada educador ficará responsável por uma apresentação.
}O cerimonial será realizado pela Coordenadora Pedagógica.
}O técnico do Laboratório ficará responsável pela sonorização do evento.
}Produção de texto:
• À vista de gravuras alusivas à data usar o tema “Eu amo minha Pátria”.
• Elaboração de frases referentes à pergunta: - Por que gosto do Brasil?
• Elaboração de frases referentes à pergunta: - Por que gosto do Brasil?
}Confecção de Mural ou Painel
. Os símbolos da Pátria;
. Os heróis da Independência.
Interpretação do Hino Nacional e da Independência: